Foto de Deepak Gautam: https://www.pexels.com/pt-br/foto/livro-aberto-240163/

Hard skills podem te garantir o emprego, mas são as soft skills que te farão crescer“. (Autor desconhecido)

Talvez você não pense em emigrar ou se candidatar para uma vaga internacional, e por isso ache que saber inglês não é tão importante assim. Afinal, já são tantas coisas técnicas e soft skills que você precisa se preocupar…

Bem, isso poderia ser verdade até algum tempo atrás, mas já não é mais. Não é somente quem pensa em conseguir emprego fora do país ou em multinacionais que precisa do inglês.

Isto porque ele já se estabeleceu como um idioma praticamente universal, e como língua franca em situações de negócios e na tecnologia. Juntando a globalização nesta equação, temos a situação na qual o aprendizado da língua inglesa se tornou imprescindível para engenheiros em geral, da engenharia civil à agronomia, da aeronáutica à elétrica.

Por isso, e para tentar de ajudar a entender como aprender inglês para engenheiros, compilamos aqui algumas sugestões de estudo voltadas especificamente para o que você precisa na sua profissão.

  1. Estabeleça objetivos claros

Aprender um idioma leva tempo (promessas de aprender em alguns meses são, em português claro, balela). E tudo o que leva tempo demanda foco, persistência e perseverança. Nada melhor do que ter objetivos de curto, médio e longo prazo para não se perder no caminho, conseguir observar seu progresso e sentir a sua evolução na língua.

  1. Aprenda a aprender

Este é um tópico bastante amplo, que inclui desde a lógica do aprendizado de idiomas, a como praticar as habilidades (reading, listening, speaking e writing) sozinho, quanto tempo dedicar a cada uma delas, compreender o papel da gramática no estudo, como reter vocabulário, etc.

No caso de engenheiros ele inclui, ainda, como dosar o quanto de vocabulário técnico e situações de trabalho estudar, para não cair na armadilha de ser capaz de explicar qualquer situação profissional que se deseje, mas não ser capaz de sugerir um passeio ou um restaurante a um cliente estrangeiro que venha visitar a fábrica.

  1. Estude pouco por dia, mas todo dia

Consistência é, provavelmente, a palavra mais importante para quem pretende aprender uma segunda língua. E consistência não significa estudar 5h seguidas aos domingos e ficar o resto da semana sem encostar em nada em inglês. Significa um pouco por dia, todos os dias.

  1. Mantenha sua motivação

Ninguém chega no final de um livro que se torna chato no meio. Para perseverar no aprendizado de inglês, você precisa torná-lo prazeroso. Isso pode acontecer por meio de músicas, filmes, livros, podcasts, aplicativos ou conversas (ou, até mesmo, monólogos!). O importante é encontrar algo que te dê prazer e mantenha seu interesse aceso.

  1. Se informe sobre o mar de informação na internet

É inacreditável a quantidade de informação que existe sobre inglês na internet. O problema é que não é fácil entender o que é bom e o que não é. E consumir material ruim é simplesmente perda de tempo (quando não, de dinheiro também!). Então antes de iniciar os estudos propriamente, avalie se o material que escolheu utilizar, seja um site, vídeo, podcast ou texto, é (i) confiável, (ii) apresenta uma sequência lógica de conteúdos, e (iii) está de acordo com o seu nível

  1. Encontre um bom professor ou tutor

É perfeitamente possível aprender inglês sozinho, inclusive sem precisar sair do país. Só que isto requer disciplina, consistência e inteligência. E tende a demorar bem mais do que com um professor. Tipo anos a mais. Por isso, quem tem pressa precisa de professor.

Isto aconteceu por causa da dificuldade que temos em entender o quão adequado (ou não) é determinado material, dosar o tempo de estudo mínimo necessário por dia, a ordem dos temas, e uma série de outros fatores relacionados a COMO estudar.

A Jazzy English oferece um minicurso sobre como aprender idiomas (para pessoas que têm um perfil autodidata, mas querem aprender como maximizar seus esforços ao aprenderem sozinhas) e um curso específico de inglês para engenheiros.

Se quiser saber mais, clique aqui para nos perguntar sobre.