Existem várias formas de se memorizar vocabulário novo quando se decide aprender inglês.

Algumas funcionam melhor do que outras. E como tempo é nosso recurso mais escasso, nada mais lógico do que maximizar seus esforços nesse processo que é tão importante quanto laborioso!

Trazemos hoje uma abordagem bastante recomendada para memorizar vocabulário mais rápido. Ela consiste em aprender vocabulário novo em contexto e aplicá-lo em frases próprias.

Para exemplificar, vejamos o parágrafo abaixo (não se preocupe se não entender muita coisa dele, porque fornecemos abaixo a tradução. Mas leia na ordem, você já vai entender o porquê):

It all came as a surprise. Nobody was expecting that kind of statement, so there was no reaction at first. But then, as people started to understand the seriousness of the situation, we gradually formed groups to discuss what to do. And this is how we reached the decision I am going to announce today.”

Alguns termos importantes que dá para pinçar do texto são:

Substantivos: surprise, statement, reaction, seriousness, situation, decision
Verbos: expect, start, understand, form, discuss, reach, announce
Advérbio: gradually
Chunks of words*: come as a surprise, at first, reach a decision

  • Chunks of words são conjuntos de 2 ou mais palavras que aparecem frequentemente juntas, e que por isso é muito útil memorizar em conjunto. Eles formam algo que pode ser compreendido como uma micro-unidade de sentido.

Os termos que são pouco ou nada familiares a você dependem, é claro, do que você já estudou de inglês. O que é bem interessante de se fazer quando se está estudando é tentar entender tudo o que dá do texto sem ajuda nenhuma. Isso é importante para te ajudar a adquirir capacidade de intuir significados de palavras novas a partir do contexto. Isso é um processo, não ocorre de uma hora para outra.

A próxima etapa pode ser procurar no dicionário os significados que você não conseguiu intuir. E aí sim juntar tudo para finalizar sua compreensão do texto. Porque lembre-se: a ideia aqui é entender palavras novas no contexto. E é só compreendendo o texto que se tem o contexto. Ao fazer isso, a ideia é terminar com algo assim:

Foi tudo uma surpresa. Ninguém esperava aquele tipo de declaração, de modo que a princípio não houve reação. Mas então, conforme as pessoas foram compreendendo a gravidade da situação, fomos gradualmente formando grupos para discutir sobre o que fazer. E foi assim que chegamos à decisão que irei anunciar hoje.”

E ao agrupar palavras que são frequentemente usadas num mesmo contexto nosso cérebro já tende a lembrar delas mais facilmente depois, pois uma puxa a outra. Isso acontece porque não memorizamos somente as palavras ou termos, mas o contexto no qual as vimos. E se vimos duas palavras juntas e lembramos de uma delas, a associação com a outra frequentemente ajuda a lembrar seu significado também.

E quando as usamos múltiplas vezes criando nossas próprias frases com elas, é muito mais garantido lembrarmos delas. Porque nada como a prática e botar a mão na massa para aprender! Exemplos de frases utilizando os termos pinçados do texto:

  1. His statement came as a surprise.
    A declaração dele foi uma surpresa.
  2. We gradually started to understand the situation
    Nós gradualmente começamos a entender a situação
  3. At first we formed groups to discuss what to announce
    A princípio nós formamos grupos para discutir o que anunciar

Repare que tentei usar o maior número possível das palavras pinçadas do texto. Se as frases que coloquei aqui são muito difíceis para você, isso não tem importância. Você ainda pode treinar usando o mesmíssimo script. É só manter as coisas mais simples, como:

  1. The situation is not complicated.
  2. I want to announce something:
  3. I am gradually understanding this.
  4. I expected this to be difficult.
  5. But now I am forming my own sentences.
  6. This came as a surprise!

É isso! Se tiver dúvidas e quiser ajuda, manda mensagem nas nossas redes sociais!